15 de julho de 2014

Resenha do Livro: Dona Casmurra e Seu Tigrão


Sinopse: Barrão é lutador de jiu-jítsu: passa os dias na academia esculpindo os músculos. Impulsivo e ciumento, ele entrou numa fria: agrediu um homem com quem imaginava que a namorada o traía. Por isso, perdeu a namorada, a confiança dos pais e responde a inquérito policial. Para piorar, vai muito mal no colégio e corre o risco de levar bomba. Mas talvez ele ainda consiga limpar a própria barra lendo Dom Casmurro, célebre romance de Machado do Assis e assunto da prova de fim de ano. Para enfrentar esse desafio, Barrão vai contar com a ajuda de Lu, uma estagiária zangada e esquisitona, que trabalha na biblioteca do colégio. Juntos, eles lerão o clássico machadiano sobre o ciúme, aprendendo algo sobre a dinâmica desse sentimento em relação à estrutura social do Brasil no século XIX.

Resenha: Bem, como muitos outros, eu tive que ler esse livro para um trabalho da escola esse ano. Quando descobri que era uma releitura de Dom Casmurro, ou seja, com a linguagem mais moderna (e não a de antigamente, na qual muitas palavras são super difíceis de entender), vi o título e olhei a capa, confesso que não me animei (como sempre acontece quando sou praticamente obrigada a ler um livro), e o livro também não superou minhas expectativas, porque:

-Mesmo as vezes sendo engraçado as trapalhadas de Barrão e as broncas de Lu, o livro só conta com isso, e com trechos de Dom Casmurro, com algumas explicações dos mesmos (só que, nesse caso, o autor as coloca pelas falas de Barrão ou de Lu), para melhor entendimento do leitor;

-O livro fica muuuuuuito repetitivo com todo aquele ciúmes do Barrão, e isso deixa o livro enjoativo;

Mesmo o livro não tendo sido uma leitura super agradável, confesso também que preferi mil vezes ter que ler ele do que Dom Casmurro (pelos trechos de Dona Casmurra e Seu Tigrão, e por partes que já havia lido do próprio Dom Casmurro, nunca tive e nem tenho vontade de o ler).

E aí? Alguém já leu esse livro ou Dom Casmurro? O que acharam?
Beijoss

10 comentários:

  1. ou qual é o motivo do titulo do texto de dons casmurra e seu tigrao ?
    :-? :-? :-?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro que no próprio livro eles chamam um ao outro assim, mas nem me lembro o porquê :)

      Excluir
    2. Pois é uma releitura do livro Dom Casmurro, e o nome tigrão foi retirado de uma música de funk que era famosa na época em que a reescrita foi lançada

      Excluir
  2. Dona Casmurra por ser a unica pessoa que via as coisas como realmente sao, e por ter a coragem de falar bem na cara de Barrão o que ele estava fazendo e, Tigrão por Barrão ter uma tatuagem de tigre em suas costas.
    Estou lendo este livro para a prova de redação, espero ter ajudado com a sua pergunta Millenny Araujo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal o negócio da música de funk da época =D

      Excluir
  3. isso é uma resenha critica ou uma resenha normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, era pra ser uma resenha crítica, expondo os pontos positivos e negativos, mas como na época eu era iniciante, ficou mais como uma resenha normal, só com o conteúdo do livro (coloquei só dois pontos).
      Enfim, acho que hoje em dia as resenhas são realmente críticas :D

      Excluir
  4. Em que época acontece o romance livro dona casmurra e seu tigrao??

    ResponderExcluir
  5. qual soa os acontece no capitulo 5?????
    ???

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal