8 de agosto de 2014

Resenha do Livro: A Metamorfose


  O caso peculiar de Gregor Samsa rendeu fama ao livro A Metamorfose, mas só após a sua morte é que o escritor Franz Kafka se tornou realmente conhecido.       
  Logo de cara o leitor descobre qual a “metamorfose” sofrida pelo protagonista. A primeira frase do livro é a seguinte:
Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.
   A partir de então ficamos sabendo como passa a ser a vida de Gregor, agora sendo um inseto. Sua família e o gerente da firma em que trabalha como caixeiro-viajante ficam abismados com a transformação. A nova forma de Gregor causa repulsa nos pais, mas a irmã Grete mostra-se solícita e o alimenta a princípio.

  Entretanto, a vida de Gregor torna-se incompleta. Ele fica aprisionado no quarto, onde mal consegue se locomover. Também acumula alguns ferimentos que tornam a sua vida cada vez pior.
  Já a família, com a perspectiva de que a situação de Gregor não vai se alterar, torna-se hostil com ele, afinal, as exigências do cuidado com o inseto são grandes e as dívidas crescem, pois era Gregor quem sustentava a família, e agora ele se encontra impossibilitado de trabalhar.
  A reflexão que A Metamorfose causa vai muito além do que parece a primeira vista. A mensagem subentendida é que devido ao sistema de produção capitalista vigente, o trabalhador se torna alienado, objetificado. Dessa forma, o que Kafka fez foi apenas transparecer o interior, a real situação do homem no sistema. Essa reflexão, inovadora para a época em que foi escrita – 1912 –, vale ainda para os dias de hoje, fazendo-nos repensar nossa posição na sociedade.
  Enfim, a obra é curta e creio que sua leitura seja uma experiência essencial para um leitor. Então, caso ainda não tenha lido, leia. E se já leu, comente sua opinião sobre o livro.

MINHA NOTA: 9

#ahbemsério, por SHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal