26 de novembro de 2014

Resenha do Livro: O Mundo de Sofia

  Eis uma tarefa complicada: falar sobre O Mundo de Sofia. Este é um livro que promete ser o romance da história da filosofia e, acredito eu, que consegue cumprir essa tarefa com êxito.


  Tudo começa com uma garota chamada Sofia, que começa a receber cartas de um misterioso filósofo. Nessas cartas ela é apresentada às ideias de filósofos da Antiguidade, como Heráclito e Parmênides. Desta forma, não só Sofia, mas também os leitores do livro, começam a aprender sobre o modo de pensar destes homens. Por exemplo, Heráclito acreditava que tudo se transformava e fluía (foi ele quem disse que nunca passamos duas vezes pelo mesmo rio – tanto nós quanto o rio se modificaram). Já Parmênides não acreditava nas mudanças; para ele, tudo é constante e fixo. Não vou continuar a falar muito sobre a filosofia dos citados no livro, pois isso se tornaria muito extenso e, ainda assim, incompleto. 

  Sofia também passa a aprender sobre filósofos mais famosos, como Sócrates, Platão e Aristóteles. No livro, temos uma noção de seus pensamentos e teorias. Ao longo das páginas somos levados a conhecer a Idade Média e os pensadores mais modernos. Fala-se até de Karl Marx e Freud. Mas pelo que li no livro o pensador com quem mais me identifiquei foi Immanuel Kant, sem dúvida. Ele conciliou dois pontos de vista opostos e em questão na época em que vivia: o empirismo e racionalismo. O primeiro pressupunha acreditar somente nas sensações para se obter o conhecimento, ao passo que o segundo só dava crédito à razão. Já para Kant nossos conhecimentos provêm das impressões sensíveis, porém são percebidos através de um ponto de vista, uma concepção, que permeia nossa razão.
Outra capa *-*
  Mas o livro não se faz só de explicações sobre modos de pensar. Há uma história fascinante e misteriosa como pano de fundo. Começam a acontecer algumas coisas estranhas a Sofia. Ela recebe recados de um Major a felicitando pelo aniversário de uma outra garota que ela nem conhece. Ele até fala que mandar as mensagens por Sofia seria o modo mais fácil de parabenizá-la. E o mais incrível: essa garota, Hilde, faz 15 anos no mesmo dia que Sofia. O.o
  Quando li isso, fiquei completamente curiosa para entender toda essa confusão armada pelo escritor Jostein Gaarder. Acho que esse recurso do mistério foi bem usado pelo escritor para atiçar a curiosidade dos leitores e fazê-los continuar a leitura desse extenso livro de quase 600 páginas. Fiquei bem satisfeita com a resolução, pois ela tem muito a ver com filosofia e foi genial em minha opinião.           

  Lá pela metade do livro ocorre uma grande reviravolta. GRANDE MESMO. Porém, eu acabei achando que foi um pouco cedo demais para isso acontecer. Para mim, o mistério poderia ter sido revelado mais adiante. De qualquer forma, acho que por um lado isso foi bom para não cansar o leitor enquanto se falava de tantos filósofos. Confesso que em alguns momentos eu estava me irritando muito com a leitura porque queria terminar o livro até o ENEM – eu comecei a lê-lo um mês antes. Cheguei ao ponto de chorar de raiva porque não estava conseguindo entender o que um filósofo dizia – havia outras coisas me deixando estressada também, não só o livro. Naquela hora eu só pensei no quanto odiava Ciências Humanas e como Exatas é pura perfeição ueheuehue 
Mais uma capa :)
  Outro fato do livro que me marcou foi que ele despertou meu pensamento crítico. Depois da leitura, sempre me animava para debater sobre algo ou fazer algum trabalho da escola de Filosofia ou Sociologia. Conhecer filósofos também me ajudou muito para fazer as questões de Ciências Humanas do ENEM, que foi a parte da prova em que eu me saí melhor – contraditório, não é?
  Enfim, achei o livro fantástico e indico a todos, em especial àqueles que estão começando o estudo de Filosofia na escola – como é o caso da Aline, dona do blog (sinto cheiro de indireta). É um ótimo livro para se ler nas férias, quando há bastante tempo disponível para refletir sobre a história.
  E aí, o que vocês têm a me dizer sobre O Mundo de Sofia? Ele mudou alguma coisa em sua vida? Você se tornou alguém mais questionador e filosófico? Ainda não leu, mas ficou com vontade de ler? Comente :)

#ahbemsério, por SHE

27 comentários:

  1. Ahhhh <3 Fofo não! Uma amiga leu e adorou. Do Jostein eu conheço A Biblioteca Magica de Bibbi Bokken. É bem engraçado :D Acho a escrita dele bem sucinta e bastante direta.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não nenhuma outra obra do autor, mas pelo que ouvi falar, são todas nesse estilo reflexivo e filosófico. Também gostei da escrita do autor.

      Excluir
  2. Apenas digo uma coisa sobre esse livro: todo mundo tem que ler! É um dos meus livros preferidos da vida. Adorei a resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é um livro que nos ajuda muito a pensar, e acredito que as pessoas deveriam "pensar" mais.

      Excluir
  3. beautiful creative and very interesting blog dear!! just followed you on gfc!! hope you can visit mine and follow me too! kisses!

    www.fashionizein.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, gostei da resenha e a primeira vez que vejo alguém falar que gosta desse livro além de mi, li ele quando estava na faculdade e adorei a leitura e achei o final muito bom. A professora passou um filme/serie se não me engano norueguês e que achei bem legal.
    O meu é o livro da capa azul.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu também vi esse filme, até achei uma boa adaptação.

      Excluir
  5. Esse lindo tá na minha estante só esperando minhas férias chegarem ♥
    Beijo!
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas férias serão maravilhosas com esse livro!

      Excluir
  6. Acho que se eu tivesse lido esse livro lá no começo do ano, teria agarrado a oportunidade de prestar Filosofia na UEPB. Gostei bastante e me interessei muito pelo livro, mais um que entra na minha longa lista rs. Abraços!

    http://cafeliterari-o.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas listas hein. Também tenho vários livros para ler, ainda mais agora com os do black friday.

      Excluir
  7. Oie Cris =)

    Sou suspeita para falar desse livro. Li O Mundo de Sofia três vezes e ele é sem sombra de dúvidas o meu livro favorito de toda a vida <3

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que você já comentou aqui que adora esse livro. É fantástico mesmo!

      Excluir
  8. Não conheço , mas minha mae disse que já leu e achou sensacional .
    Agradeço sua visita a meu blog .
    Tem novidades !!!
    MODAMORENAFLOR2014.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu a fiz conhecer esse livro então! Beijos

      Excluir
  9. Oie,
    nossa tenho uma amiga que é viciada neste livro, ela re-lê mil vezes rsrsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, o livro é legal, mas não sei se eu chegaria a reler.

      Excluir
  10. Quando era pequena, comecei a ler, mas não entendi nada, então parei de ler, haha. Hoje em dia não paro livros pela metade, mas naquela época fazia isso.
    Acho que vou dar outra chance para ele.
    :D

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é necessária uma certa maturidade para ler esse livro mesmo. Acho que você fez bem em parar se não estava entendendo nada, afinal, não adiantaria ler por obrigação.

      Excluir
  11. Esse livro é SENSACIONAL!
    Eu estou enrolando para ler (não é por mal), mas ainda lei-o.
    http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não tivesse lido por questão de querer estudar, talvez também tivesse enrolado mais. Faça um esforço e leia sim!

      Leitores Forever

      Excluir
  12. Oii, tudo bem?
    Faz um tempão que estou de olho nesse livro, só esperando uma promo, é muito caro...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Cris.
    Sempre tive vontade de ler esse livro, mas o engraçado é que nunca me lembro dele quando vou comprar livros.. =/ estranho né, ele parece ser uma leitura gratificante.
    Vou ver se consigo pegar emprestado na biblioteca da cidade.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero esse um bom livro para se pegar de uma biblioteca. Além de ser de graça, enquanto você estiver lendo vai poder imaginar as descobertas filosóficas das outras pessoas que leram o livro.

      Excluir
  14. Olá Cris, como vai?
    Sempre tive vontade de ler este livro. Mas sempre ficava com receio. Vi vários comentáriosnnão dão bom assim. Mas espero que eu goste quando eu leia. Adoro filosofia e acho que irá me agradar. Parabéns pela resenha, adorei.
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, cada um tem seu gosto, mas acredito que para ler esse livro você precisa estar em uma boa fase, no clima para filosofar. Se for para ler apenas por obrigação, é bem provável que você não gostará tanto.

      Excluir
  15. http://leitoresforever.blogspot.com.br/2014/11/resenha-do-livro-o-mundo-de-sofia.html#comment-form

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal