21 de dezembro de 2014

Resenha do Livro: Vingança Mortal


  Vingança Mortal, da gaúcha Raquel Machado, é o primeiro livro que eu leio em função de uma parceria entre blog/autora. Estava muito ansiosa pela leitura e li tudo de uma vez só, pois a leitura flui bem e a história não é difícil de ser compreendida.

  Este promete ser um livro de suspense e investigações. A trama começa a ganhar forma quando Brenda, a protagonista, recebe a notícia da morte de Nicole, sua melhor amiga de vinte anos atrás, quando as duas eram adolescentes. Depois que elas se casaram acabaram se distanciando, já que Brenda tinha ido morar em outra cidade com o marido, ao passo que sua amiga continuou onde estava. Quando Brenda vai ao velório dela, desperta-se a dúvida se sua morte foi só devido a um acidente de carro ou se ela teria sido assassinada. Começam a surgir outras evidências suspeitas e tudo o mais para dar um clima de suspense ao livro.
  Nesse retorno, Brenda revê suas outras amigas, que acabaram tendo destinos decepcionantes. Brigas conjugais, traições e violência doméstica são alguns dos problemas enfrentados por elas. Achei isso realmente cruel, porque, por exemplo, uma dessas mulheres era covardemente agredida pelo marido, que ainda por cima não trabalhava e era um viciado em jogos e drogas. E ainda por cima a esposa o amava. GENTE, EU NÃO CONSIGO COMPREENDER ESSAS PESSOAS QUE SE SUJEITAM A UMA COISA DESSAS. Digo isso porque essa não é uma situação vivida apenas por personagens, mas muitas mulheres ainda sofrem com a violência e eu fico indignada com isso. Terminado meu desabafo, voltemos à resenha.
  Como são poucas páginas, tudo é brevemente relatado e sem muitas descrições, o que eu acho uma pena, já que a história se passa na Serra Gaúcha, uma região linda e um belo cenário a ser explorado em um livro. Tenho que me estender um pouco mais no “local”. Como a autora mora no interior do Rio Grande do Sul – assim como eu –, ela cita algumas cidades bem próximas de onde eu moro. Adorei isso, já que eu nunca havia lido nada que parecesse acontecer tão perto de mim.
  E sabe aquelas frases de impacto que às vezes os livros têm no início? A escolhida por Raquel Machado é a “Terceira Lei de Newton”. Ela me conquistou nesse aspecto, já que eu amo Física.
Toda ação provoca uma reação de igual ou maior intensidade, mesma direção e em sentido contrário.
  No final do livro conseguimos entender o porquê de essa frase ser a selecionada. Ah, e o final! Como aquilo foi incrível e instigante. Muita ação, reviravoltas, mortes e tudo que um admirador de romances policiais tem direito. Esse final foi o que me fez gostar do livro, para falar a verdade. Eu confesso que não estava muito satisfeita com o começo. Eu achei um tanto fútil e bobinho, repleto de conversinhas e intrigas entre namoradinhos de Ensino Médio. É só minha opinião pessoal, não me julguem, mas eu não gosto nem um pouco de uma história movida por isso. Mas fico muito contente que na segunda parte as coisas tenham tomado outro rumo e os romancezinhos foram deixados de lado.
  Enfim, eu boto muita fé na Raquel e gostaria de ler um livro mais longo dela para ver do que ela é realmente capaz. Também acho que, assim como o personagem Cristian, ela tem muito potencial para revelar e gostaria de acompanhar sua evolução como escritora.

#ahbemsério, por SHE

5 comentários:

  1. Minha xará está bombando pela blogosfera. Fico muito feliz. Realmente as resenhas que tenho lido frisam que o livro podeira ser maior...

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico bem contente em ver os autores nacionais fazendo sucesso. E tem um personagem do livro dela que também é "quase" meu xará hehe
      Beijos

      Excluir
  2. Todas as resenhas que leio desse livro são positivas, adoro leituras que fluem e ando cada vez mais curiosa por essa obra. Acho que iria gostar se lesse!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apoio que você leia o livro mesmo, porque além de uma leitura agradável, você ajudaria a divulgar o trabalho da autora.

      Excluir
  3. Oi Cris,
    Tudo bom? Nossa não tem ideia de como fico feliz e aliviada por ver sua resenha e saber que gostou da minha história. Fico feliz ainda por saber que como você também é daqui e gostou dos pontos que citei penso em melhorar isso nos próximos também assim como escrever mais páginas...rsrs... o pessoal todo esta pedindo por isso a inspiração já veio agora falta o tempo para colocar no papel ou melhor no computador...rsrs...Espero que nossa parceria dure muitos anos ainda.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal