6 de fevereiro de 2015

Post Especial: A leitura de O Senhor dos Anéis


  A princípio, gostaria de dizer que já pensava em escrever este post há quase um mês, mas sempre venho adiando isso. Motivo: não me julgo capaz de escrever sobre algo tão maravilhoso como O Senhor dos Anéis. Porém, eu não poderia deixar de falar aqui no blog sobre a leitura dessa trilogia, que foi uma das minhas maiores e melhores experiências literárias, além de ser um sonho realizado.

  A minha primeira vez com Tolkien aconteceu há uns dois anos, quando comecei a frequentar a biblioteca municipal e logo pedi um exemplar de A Sociedade do Anel. Contudo, tive uma infeliz surpresa ao saber que o livro foi retirado e nunca mais devolvido (pessoas do meu Brasil, NÃO ROUBEM LIVROS DE BIBLIOTECAS, MUITO MENOS LIVROS QUE EU QUERO LER!). Então, por indicação da bibliotecária, peguei O Silmarillion para ler. Um conselho: não façam isso! Quem conhece as obras de Tolkien sabe que O Silmarillion é uma espécie de Bíblia da Terra Média e é uma leitura muito mais complicada do que O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Perceba então que eu fiquei muito perdida, pois na época nem tinha assistido aos filmes e ainda imaginava que os elfos eram parecidos com os elfos domésticos de Harry Potter (!?).
  Seguindo adiante, no fim de 2013 eu me aventurei a ler O Hobbit, pois a biblioteca enfim havia comprado esse livro. Gostei muito mais dessa leitura e decidi que eu não deveria abandonar meu objetivo de ler a trilogia do anel. Eis que no fim de 2014 eu resolvi baixar A Sociedade do Anel em pdf mesmo e começar a ler de uma vez (só não fiz antes porque durante o ano estava muito envolvida com o vestibular e queria ler esses livros com a devida calma). Reli O Hobbit para entrar no clima e o resenhei aqui. Dessa forma, entre as últimas semanas de 2014 e os primeiros dias de 2015, eu realizei esse sonho e li a trilogia. Resolvi falar dessa minha trajetória com LOTR para você ter noção de que minha relação com Tolkien já é mais antiga, e perceber a importância que essa experiência tem para mim.
  Eu definitivamente não sou capaz de resumir O Senhor dos Anéis aqui, e acredito que isso até é desnecessário, pois quem se interessa por essa história já a deve conhecer. Portanto, talvez o meu maior objetivo com este post seja tentar encorajar outras pessoas que já gostam dos filmes a ler os livros. MINHA ESTRATÉGIA::: CRIATURA, O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO QUE AINDA NÃO LEU O SENHOR DOS ANÉIS???


  Sabe aquela frase que diz que o mundo é dividido entre as pessoas que já leram O Senhor dos Anéis e aquelas que ainda não? De forma alguma eu quero desmerecer quem se inclui entre os que não leram. A minha argumentação se dedica a mostrar o impacto que a leitura desses livros tem na vida de alguém. O Senhor dos Anéis é aquele tipo de história que te encanta do começo ao fim, que é tão bem detalhada que você passa a não suportar a ideia de que é uma fantasia e, talvez o maior dos méritos, é uma história que te marca tanto que se torna inesquecível. Afinal, mesmo em um mundo saturado de livros, quem se esquece de que leu O Senhor dos Anéis? Quando penso nos livros que já li, algumas das primeiras obras que me vem à mente são A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei.
  Uma dica muito importante para quem quer ler esses livros é que se precisa de muita vontade para concluir a leitura, pois ela é tão cheia de detalhes e te suga tantas energias que se você não tiver um pouco de ânimo, pode desanimar. Eu confesso que por algumas vezes me irritei com o fato de não entender as descrições, pois não sou muito familiarizada com o linguajar usado para descrever lugares. Assim, eu cheguei a ter que recorrer ao dicionário, o que eu costumo me recusar a fazer.  Outro detalhe que me incomodou – não exatamente, mas... foi que nos dois últimos livros, que se passam após a separação dos membros da comitiva do Anel, há uma divisão em duas partes, a primeira discorrendo sobre Aragorn, Legolas, Gimli, Merry e Pippin e apenas a segunda falando sobre Frodo e Sam, que seguiram à Mordor. Gente, eu morri de angústia por ter que esperar metade dos livros para saber o que aconteceu com os dois hobbits. Mas enfim, esse é mesmo apenas um detalhe que não desvaloriza em nada o amor que eu sinto por O Senhor dos Anéis.


  Assim como em O Hobbit, encantamento é a palavra que resume o que senti por esses livros. Desde as descrições de lugares lindos, mágicos e maravilhosos (principalmente Lothlórien, a floresta dourada onde vive Celeborn e Galadriel, que é o lugar que eu mais gostaria de visitar) até ao final, que me deixou aos prantos – aliás, considero este o melhor final de livro que já tive a oportunidade de conhecer. Eu gostei tanto desse fim porque uma das poucas coisas que me lembro bem da minha leitura anterior de O Silmarillion é Valinor, aquele lugar após o mar ao Leste, que é onde residiam os Valar, que eu me lembro serem algo como anjos. Aquele local é fascinante e me transmite uma sensação de Paraíso, e é exatamente para lá que foram alguns personagens. Gente, como eu me emocionei! É esse o destino mais belo que eu poderia imaginar para algum personagem e só de me lembrar disso já fico sensibilizada novamente.
  Não deixo de repetir que O Senhor dos Anéis é aquele tipo de história que te marca como nenhuma outra. Melhor dizendo, eu considero O Senhor dos Anéis – e todas as obras da Terra Média – como A HISTÓRIA. Tenham coragem de se aventurar neste universo fantástico, LEIAM TOLKIEN!

Aragorn tornou-se um dos meus personagens preferidos para a vida toda. 
  Meu projeto futuro com relação a esse tema é me aprofundar mais nos outros livros do professor Tolkien, pois se você pensa que acaba por esses cinco, não poderia estar mais enganado. Para ter uma noção do quanto a Terra Média pode ser explorada, eu cito esse link do site Tolkien Brasil, que é uma espécie de tutorial de níveis de estudo das obras. Te adianto que é uma baita lista. Daqui a algumas semanas vou reler O Silmarillion e não deixarei de postar uma resenha.
  Gostaria ainda de mostrar a vocês esse lindo vídeo sobre a Terra Média com a narração de Bilbo Bolseiro:

          
E vocês, qual é a sua relação com O Senhor dos Anéis?

#ahbemsério, por SHE

51 comentários:

  1. kk achei bem engraçado o vento no cabelo do carinha de senhor do aneis e o homens olhando kk, mais o livro me parece ser mto bom, vai ser ate um absurdo o que vou falar mais nunca li ou assisti o filme mais estou interessado, espero que tenha uma ótima semana...
    Abraços

    http://www.pedrosanttos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir desse interesse você vai acabar se sentindo mais tentado a conhecer a obra.

      Excluir
  2. Oi Cris,
    Li Senhor dos Aneis há mais de dez anos, e faz tempo que tenho vontade de reler, mas com tanto livro na estante, acabo deixando as releituras de lado.
    Mas quero ver se me aventuro com O Silmarilion ainda esse ano.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu li há alguns dias e já estou com vontade de reler, então compreeendo você. Não deixe de ler logo O Silmarilion, é uma leitura muito recompensadora.

      Excluir
  3. Oi Cris!
    Confesso que nunca li este livro nem vi o filme, mas a sua resenha me deixou com vontade de lê-lo! Acho muito bom quando me fazem despertar um interesse em livros que nunca imaginei ler. Obrigada por isso :D
    Beijos!
    http://myliteraryparadise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu que fico feliz em te estimular a ler LOTR

      Excluir
  4. Oie Cris,
    Tudo bom?
    Eu confesso que nunca me animei a ler Senhor dos Anéis, e isso pelo simples fato de ter visto primeiramente o filme... Após a leitura de O Hobbit eu resolvi dar uma chance a série do Senhor dos Anéis, agora só falta comprá-la hehehe
    Parabéns pelo excelente post....

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    Relíquias da Lylu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a maioria das pessoas (mais jovens) que lê LOTR fez isso depois de ver o filme, então não tem muita necessidade de se importar de já saber o final da história.
      Ah, LOTR é uma trilogia cara, vale a pena procurar em uma biblioteca.

      Excluir
  5. Olha eu ainda não li nenhum dos livros do Senhor dos Aneis e nem o HOBBIT no qual já tenho em minha estante. Mas eu tenho muito interesse, porque eu adoro os filmes. Acho que foi um dos melhores que já assisti e que não me canso de ver diversas vezes, até porque é um CLÁSSICO né? Enfim...Eu adorei tudo que você colocou na sua postagem, porque você explicou muito bem sobre tudo e fiquei bastante interessada em ler, mas o problema é que dizem que o livro é de ter muito detalhes e quando tem coisa demais eu acabo ficando com sono, mas espero que eu consiga ainda ler. Quero comprar aquele volume ÚNICO SABE? É meu sonho comprar um daquele e vou comprar. Mas ainda tá caro =/ Enfim...

    Eu vou te seguir...Espero passar mais vezes aqui para ver mais novidades
    beijinhos e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já tem O Hobbit, não deixe de ler, é a melhor forma de iniciação a Tolkien. Eu também adoro os filmes, mas só vi recentemente, então ainda não vi várias vezes. Antes do fim das férias vou assistir novamente.
      Fico feliz que você tenha gostado do post.
      Eu também acho os livros bem caros hehe, mas busque ler de uma biblioteca e depois, quando tiver mais dinheiro, aí sim você compra.

      Excluir
  6. Oi, flro, tudo bem?

    Nunca li Senhor dos Aneis, e apesar de ser um grande clássico, não tenho vontade. Mal consegui ver os filmes. No primeiro eu sempre durmo e acordo quando eles estão no meio do rio naquele barquinho. O segundo eu não me lembro nada, só lendo do terceiro filme, que gostei um pouco =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas acabam ficando cansadas demais por causa da longa duração dos filmes. Eu sempre indico que assistam metade um dia e metade no outro.

      Excluir
  7. Oie!
    Menina, eu sou APAIXONADA por fantasia e épicos e ainda não li Tolkien. Sou apaixonada pelo R. R. Martin e quero começar Tolkien tipo PRA JÁ, mas quero decidir qual livro começar. Eu tava vendo um artigo esses dias que tem várias ordens possíveis de leitura e fiquei totalmente confusa. Você recomenda que eu comece com O Senhor dos Anéis ou O Hobbit?
    Cara, se você curte mesmo esse estilo te recomendo As Crônicas de Gelo e Fogo (algo me diz que você já leu, mas se não leu, aposto que vai amar mesmo!) e As Crônicas do Matador do Rei, do Patrick Rothfuss, publicado pela Arqueiro. Essa última série ainda não é tão conhecida no Brasil, mas bem... Pense no amor que você tem por Tolkien: Esse é o meu amor pelo Rothfuss. Os livros dele são fantásticos, espetaculares!
    Vou ler Tolkien sim, e aposto que vou amar muito!
    Beijos, adorei sua postagem.
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia O Hobbit primeiro! Essa história vem antes de O senhor dos anéis e também é mais simples, então você vai se acostumando a escrita do Tolkien.
      Eu adoro a série GoT, mas ainda não tive oportunidade de ler os livros, infelizmente. Porém pretendo começar a ler logo, talvez esse ano ainda (a minah lista de livros é bem grande hehe). Conheço As Crônicas do Matador do Rei, mas também ainda não li. Mesmo assim, volta e meia fico admirando a capa de O Nome do Vento lá no site do Submarino <3
      Enfim, obrigada pelas suas indicações, são livros que eu realmente vou ler :)

      Excluir
    2. Leia Senhor Dos Anéis...Amo, as crônicas de gelo e fogo mas Senhor dos Anéis é como se fosse o pai de tudo isso que vemos hoje, sem exagero algum!

      Excluir
  8. Cris, só devo dizer que adoro suas resenhas! Sua forma de escrever e passar algo para o leitor é gostoso de ler! Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler O Senhor dos Anéis :/ eu sei, eu sou doida! Espero um dia ler. Cada vez que vejo resenha dele fico com vontade, mais sei lá acho que não é o momento.
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, fiquei muito feliz agora :D
      Se não é o momento, é melhor esperar mesmo. Acho que o fato de eu mesma ter esperado bastante para ler os livros fez com que quando chegasse o momento eu tivesse ainda mais vontade.

      Excluir
  9. Olha, a minha relação com "O Senhor dos Anéis" não possui tanto amor quanto o que você possui rsrsrsrs. Eu gosto muito dos filmes e tenho muita, muita vontade de ler os livros. Só que, como você, eu quero fazer isso quando eu ter tempo e calma suficiente. Quero aproveitar cada aspecto da leitura, cada descrição, cada letrinha mesmo.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, às vezes faz bem esperar um pouco e ler no momento certo :)

      Excluir
  10. Acredita que eu nunca tive vontade de ler/ver nem nada do tipo? Mas meu namorado fala muito bem da história, quem sabe um dia eu não tomo coragem? Haha

    ResponderExcluir
  11. Vi os três filmes e na verdade demorei imenso tempo a passar por eles, o que me levou a ainda não ter visto nenhum do Hobbit. Já me disseram, no entanto, que os livros são bem mais rápidos e interessantes que os filmes, por isso não excluo de todo a ideia de os ler. Penso que acabarei por o fazer, porque não percebi bem a história apenas pelos filmes... É algo a considerar. :)

    http://theliterarybusiness.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que você está um pouco enganada. Se você já tem preguiça dos filmes (eu creio que seja por serem muito longos, então te aconselho a dividir por partes e ver em dias diferentes), os livros vão te cansar ainda mais. Mas leia O Hobbit, a história já é mais leve e tranquila para se ler.

      Excluir
  12. Provavelmente eu nunca vou ler O Senhor dos Anéis (talvez eu até leia O Hobbit). Eu olhei um filme eu acho que foi o primeiro Hobbit e não me interessou totalmente. Mas pra quem gosta de Literatura fantástica é uma boa pedida. Abraços

    https://primaverei.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Cris, tinha MUITO que se você para escrever esse post, HAHAHA! Sério, acho incrível a sua facilidade de falar sobre o assunto e, ao mesmo tempo, deixar transparecer a sua parte fangirl obcecada, haha! Gosto MUITO disso nas pessoas, juro!

    E, se te faz feliz, acredito que esse post (que eu li com muita calma e atenção. Sinta-se orgulhosa, porque eu nunca faço isso quando o assunto é O Senhor dos Anéis!) fez com que eu me interessasse um pouco pelas obras. Fiquei pensando comigo: "Sei que não deu certo nas três vezes que já tentei ler, mas por que não tentar mais uma vez?". Vou tentar incluir O Senhor dos Anéis nas minhas leituras do ano, com certeza. Acho que o meu maior problema, como você mesma apontou, foi o desânimo. Nossa, me desanimo DEMAIS na leitura desses livros, infelizmente. Acho-os muito, muito cansativos. Mas, como eu ADORO um desafio literário, vou seguir seu conselho e os ler! :D

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Nina, fico muito feliz de ouvir isso de você, pois te admiro muito.
      É uma honra saber que você repensou a possibilidade de tentar a leitura de LOTR novamente :)
      Ah, quando você for ler, não tenha pressa, só leia até onde conseguir, sem pressão de ler tantas páginas por dia. Eu acabei fazendo bem ao contrário, então acho que isso me cansei ainda mais e eu acabei ficando com uma grande preguiça até de outros livros.

      Excluir
  14. Faço das suas palavras as minhas. É uma obra tão fascinante, tão cheia de detalhes, que pode ser considerado um crime não ler suas obras. E é tanto cenário, descrito de uma forma tão intensa, que é como se você estivesse dentro da história, vendo tudo aquilo. Era assim que eu me sentia lendo O Hobbit : dentro das páginas. E realmente, quando você acaba de ler tudo, não tem um The End Tem muito estudo pela frente rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa realidade que o Tolkien consegue transmitir em seu livro, mesmo que o lugar seja inventado, realmente nos trassporta para dentro da história, não é?

      Excluir
  15. Adorei seu post Cris!!!
    Eu li esses livros logo depois do lançamento do primeiro filme (pois é, faz tempo! hehehe) e lembro que não tive muita dificuldade em concluir a leitura, embora algumas partes sejam realmente muito cansativas de tão descritivas que são!
    Meu marido leu na mesma época (não nos conhecíamos) e ele falou que precisava marcar horário para ler, senão não teria terminado! hehehehe
    Tenho aqui para ler Silmarillion e Contos Inacabados. Assim que ler esses dois comprarei Os Filhos de Húrin! \o/
    Vou ficar de olho nas suas resenhas! :D
    (Respondendo à sua pergunta lá no blog, sinta-se abraçada! hehehehe)

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de você, Samy <3
      Quero muito ler Os Filhos de Húrin, mas segundo aquele post do Tolkien Brasil, é melhor ler esse aí antes de Contos Inacabados. Será que você não deveria comprá-lo logo?

      Excluir
    2. Me identifico muito com vc tbm e adoro seus posts! <3
      Sim, vou colocar na próxima compra! Aproveitar a empolgação com os filmes do Hobbit! hehehehehe
      Aí podemos discutir dps q nós duas lermos! ;)
      :*

      Excluir
    3. São tantos livros para ler, não é? Eu queria começar As Crônicas do Gelo e Fogo logo mas as obras do Tolkien não me deixam :)

      Excluir
    4. Menina! Liberte-se do bloqueio! hehehehehe
      Tenta revezar! Pq As Crônicas de Gelo e Fogo valem MUITO a pena tbm!! :D :D

      Excluir
  16. Tenho MUITA vontade de ler Tolkien, principalmente O Hobbit e Senhor dos Anéis, mas, ao mesmo tempo, eu não gosto dos filmes e tenho muito medo de não gostar da leitura por não ser o tipo de história que costuma me agradar. Mas ainda assim tenho muita curiosidade e pretendo ler, mesmo que não goste tanto, apenas pra conhecer melhor esse universo tão bem falado por tanta gente <3

    Ótimo post, amei!
    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como você não gosta dos filmes? Eles são uma das maiores obras primas do cinema! Se for por achá-los longos e cansativos, eu te dou uma dica: divida os filmes em partes e assista em dias diferentes, aí não cansa tanto.


      Excluir
  17. Sou louca de amores pelos filmes do senhor dos anéis, amei sua resenha <3.
    http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes são mesmo maravilhosos, não entendo como algumas pessoas não gostam!

      Excluir
  18. Você tá me convencendo a ler esses livros! Serio! KK to adorando seus posts !
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz por saber que você está gostando *-*

      Excluir
  19. Oii, tudo bem?
    Nunca li nem assisti O Senhos dos Anéis, mas a cada post que te vejo falando tão bem, vai me dando vontade de ler...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que ótimo, espero que você chegue ao ponto de realmente ler,ou pelo menos assistir..

      Excluir
  20. Oie, Cris! Menina inteligente da OBMEP <3
    Nunca li Tolkien, mas como disse a você outro dia no chat, já o amo. Se não fosse por ele jamais teríamos um terço de meus livros favoritos, e malmente existia o gênero de fantasia épica.
    Eu conheço bem essa sua preocupação em não consegui falar sobre as obras do Tolkien. Acabei de fazer e postar uma resenha de O Nome do Vento que me deixou com essa sensação... A gente pensa que nunca vai ser capaz de passar pro papel o quanto eles significam pra gente. Mas tentamos e talvez até cheguemos perto, mas nunca conseguimos de fato traduzir esse sentimento.
    Naquele dia você me recomendou que começasse por O Hobbit. Sim, eu farei isso <3
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celly! Você é um amor de pessoa, sabia? <3

      Eu acabei de ler a tua resenha de O Nome do Vento e acho que você conseguiu transmitir muito bem teus sentimentos pelo livro :)
      Que ótimo que você vai começar O Hobbit! Já eu vou começar O cavaleiro dos sete reinos :D
      Depois te conto como vai indo a leitura. Beijos :)

      Excluir
  21. Então, eu assisti os filmes e não curti muito... Acho que eu não prestei muita atenção... Pretendo futuramente assistir os filmes novamente, porém os livros eu provavelmente não lerei...

    beijos
    colecionando livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história da Terra-Média não é pra todo mundo mesmo :(

      Excluir
  22. Olá Cris, meus parabéns pelo post especial. Nossa, como já ouvir indicações para ler e assistir livros dessa escritora e infelizmente não tenho vontade de ler... Principalmente porque há tanta fama, tantas pessoas que amam que penso que irei me decepcionar por tantas opiniões negativas principalmente por ser do contra e isso já ter acontecido várias vezes. Mas o mundo é grande demais e quem sabe eu não leia e tire minhas conclusões. Também esperar um milagre, principalmente pelos preços rsrs.
    Beijos <3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se você já começa com essa opinião de que não vai gostar, não posso fazer nada. Quem perde é você.

      Excluir
  23. Oi Cris !! Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita do Tolkien mas confesso que a minha curiosidade por esses livros só aumenta a cada dia :)
    Amei a maneira como você descreveu esses livros.
    Abraços

    Www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Ler Tolkien é incrível, não perca essa oportunidade.

      Excluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal