17 de março de 2015

Resenha do Livro: Dissolução

  Olá leitores, como vão?
  Bem, antes de começar a resenha, quero falar algumas palavrinhas:

1º: Esse mês é o aniversário do blog, e não, não me lembro da data específica em que eu o criei, só que foi entre os dias 20 e 30. Eu estava pensando em fazer um sorteio, mas aí a Nina, amiga blogueira da Cris, nos convidou para fazer parte de um sorteio coletivo, e nós aceitamos. Para mais informações, clique aqui.

2º: Foi difícil terminar de ler esse livro. Ele foi meu companheiro por um bom tempo, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença heuheuheue E quando digo um bom tempo, não foi questão de dias, e sim meses. Sim, sou uma leitora lenta, mas é assim que aprecio melhor minhas leituras: nos mínimos detalhes. Alguns podem pensar que sou preguiçosa, mas não me importo, já que nas férias dei uma relaxada na leitura mesmo e só consegui concluir a leitura de Dissolução heuheue Mas quero que saibam que esse livro me marcou e vou sempre levá-lo em meu coração (dramáticaaa), já que ele foi uma das melhores leituras que já fiz. Saibam mais na resenha :P

  Bem, Os Woodsons é uma trilogia, originalmente publicada em inglês, e depois em português (mais para frente vou fazer uma observação muito importante sobre isso). Os livros são: Dissolução, Veneta e Absolvição. Mais uma observação: gente, as capas são D-I-V-I-N-A-S *-*. Com simples elementos elas conseguem transmitir um ar de mistério... São simplemente perfeitas <3 Só para vocês terem uma noção:

 

  Agora que vocês já sabem um pouco sobre a trilogia, vou começar a expor minhas críticas positivas e/ou negativas sobre o primeiro livro da mesma:



Sinopse: 
  Claudia Westbrook é impulsiva e passional, e está fugindo do marido: um violento e enigmático mafioso. Ela planeja um recomeço impossível, porém esperançoso na cidade pequena e de personalidade própria, New Haven, onde invade a história dos três irmãos Woodson: Patrick, James e Johnny. Deciframos parte dos enigmas apresentados através do diário da falecida matriarca da família, Beth Walker, uma poderosa mulher cujos erros lançaram sombras implacáveis sobre seus descendentes.

  Charlie Walsh é um jovem que carrega um único e sangrento segredo, que alimenta sua sede de vingança e o leva a se infiltrar na família Mafiosa Conicci. Suas lealdades são abaladas quando percebe que pertence ao mundo que despreza e ama seu pai, o homem que jurou destruir. Quando seu caminho cruza com o da ingênua esposa de Tony, os dados estão lançados.

  A história dramática e surpreendente da família Woodsons começa a ser contada a partir de Dissolução, o primeiro livro de uma trilogia, já publicada em inglês, e que tem feito muito sucesso em diversos países. O volume um oferece três jornadas únicas que se unem de forma por vezes aleatória e fatal, e por outras de pura inércia das escolhas de seus protagonistas.

*

  A estrutura do livro foi meio que uma surpresa para mim: diferentes histórias de diferentes personagens narradas em diferentes momentos. Além disso, como a própria contracapa diz, todos personagens estão interconectados, de modo que uma parte do livro complementa e esclarece a outra.

  Como vocês puderam perceber pela sinopse (ou não), o livro é dividido em três partes:

- O Livro da Claudia ou O Livro da Juventude (1998-1999);
- O Livro do Charlie ou O Livro da Vingança (1983-2001);
- O Diário da Beth ou A Menina Que Matou Donald White (1969-1997);

  Agora, falando dos pontos positivos e negativos. A Cláudia conseguiu colocar no papel uma história totalmente diferente das convencionais, e um dos motivos para eu dizer isso foi (além da estrutura) o modo realístico com que ela escreveu. Não temos só personagens boazinhas ou malvadas. Todas têm seu lado obscuro, não importe o quão angelical pareça.
  Outro ponto que considerei positivo (isso pode parecer estranho heuheue) foi o fato de haver palavrões na narrativa, pelo simples motivo de que quase nenhum ser humano tem uma linguagem completamente culta e sem essas palavrinhas que usamos para liberar a raiva heuhe. Além disso, também gostei da escrita da autora, que foi bem direta e objetiva, o que foi muitooo bom, já que eu não gosto de encheção de linguiça desnecessária, e ela ainda conseguiu descrever acontecimentos e tudo maisquando foi preciso de forma o mais breve possível, mas com todas as características que ela considerou importante.
  Para prosseguirmos, observem a imagem:


  Como a própria autora já avisou, Dissolução não é um livro light, pois há várias cenas de violência e de sexo, e claro, muitos palavrões. Não há um final feliz, pois a vida não é um mar de rosas.
  Aquelas pessoas que gostam de romances lights, onde há ausência de palavrões e desses tipos de cenas, provavelmente não irão apreciar a história tanto quanto eu apreciei. Não estou dizendo para não ler, só estou dizendo para se preparar e ter a noção de que não será o mesmo tipo de escrita que você encontrará aqui. E justamente por isso, esses aspectos que eu gostei tanto e considerei positivos, poderiam ser considerados pontos negativos para certos tipos de leitores.

  Lá em cima, logo abaixo da sinopse, eu disse que a trilogia foi originalmente publicada em inglês, e depois em português, já que a autora a escreveu quando morava fora do país. Essa observação é para aquele tipo de leitor que não gosta muito quando autores nacionais usam nomes americanizados ou cenários que não são do Brasil. Bem, já temos um bom motivo para isso: ela publicou primeiro em inglês, então não seria tão agradável para alguns estrangeiros lerem um livro com nomes e cenários brasileiros, assim como não é para alguns de nós ler um livro com cenários e nomes de outra nacionalidade. Além do mais, por a segunda parte ser basicamente sobre uma máfia, seria bem estranho (pelo menos para mim) a história se passar no Brasil. E também, nos outros dois livros há cenários com neve, por exemplo, os quais não ficariam tão legal se fosse aqui. Os nomes não são tão diferentes assim. A maioria nós conhecemos e/ou temos aqui.
  E por último, mais um ponto positivo, resumido em uma palavrinha: MÁFIA. Eu amei ler sobre. A autora conseguiu transmitir bem como é a vida de um mafioso, ainda citou algumas regras da "família" deles, mostrou como é o negócio... Eu, que sempre tive um conhecimento superficial sobre achei fantástico.
  Como eu também disse lá em cima, mesmo cada parte sendo focada em personagens principais diferentes, eles estão interconectados. Por exemplo: na primeira parte, temos como protagonista a Claudia, mas ela também aparece na segunda parte, só que por mais tempo. Resumindo: a primeira parte é como uma subparte da segunda, já que ela se passa durante os anos de 1983 e 2001, onde o personagem principal é o Charlie.

  Falando de modo geral sobre todas as partes:

- Primeira: temos a Claudia como protagonista vivendo na cidade de New Haven, tentando recomeçar sua vida, já que ela estava fugindo de seu marido mafioso, Tony Connici. Além disso, temos a presença dos Woodsons.


- Segunda: temos Charlie, em busca de vingança, que se infiltra na família mafiosa para se vingar de Tony, seu pai. Teve toda uma história antes dele se infiltrar na máfia, para ele querer essa vingança, que você só descobre lendo o livro ;)
- Terceira: temos Beth, mãe dos irmãos Woodsons, e sua história revelada a partir de seus diários. Aqui também temos a presença de personagens como seu marido, pai dos meninos, e seus amigos Madge e Billy. Encontramos os principais motivos do porque alguns acreditam que a família Woodson é amaldiçoada.






  Bem, recomendo esse livro a todos que queiram uma leitura mais realística, sabe? Mesmo para quem está em dúvida, dê uma chance a esse livro maravilhoso e deixe-o encantar-te ;)
  E aí, alguém já leu? O que achou?
  Beijos :D

18 comentários:

  1. Olá =D

    Adorei visitar aqui o blog e encontrar esta dica. Nunca tinha ouvido falar, e fiquei bem curiosa =D Dica anotada ;)

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :D
      Obrigada pela visita e volte sempre. Beijos *-*

      Excluir
  2. Esse livro tem tudo que eu gosto. Não sou muito fã de livros com romance, mimimi e etc. Então, acho que essa obra será perfeita para mim.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima pedida pra você mesmo heheuheu
      Beijos :D

      Excluir
  3. Não canso de olhar teu blog, lindo demais. Seus textos também são mega engraçados.
    Eu nunca li a trilogia e não recordo de ter visto em outro blog, Confesso que já gostei do que vi, principalmente a autora discorrendo sobre os chatos finais felizes... não tenho dúvidas que leria a trilogia, afinal traz elementos que aprecio, como a esposa que tem coragem de fugir do marido mesmo ele sendo poderoso, e como os personagens estão intercalados, fiquei mais curiosa.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lilian, tudo bem?
      Que bom que gosta do blog e dos meus textos heuheuhe
      Esse livro parece se encaixar no seu estilo de leitura mesmo, assim como o resto da trilogia.
      Beijos *-*

      Excluir
  4. Gostei, acho que eu realmente irei gostar, coloquei na minha lista de desejados :)

    ResponderExcluir
  5. Se eu passasse numa livraria eu com toda a certeza não olharia, mas com certeza agora eu leria na hora! Seu blog tá lindo viu ?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luana :)
      Uma boa sugestão de leitura, se esse for seu estilo ;)
      Obrigada, muito bom receber opiniões positivas de pessoas simpáticas como você *-*
      Beijos :D

      Excluir
  6. Olá!
    Já ouvi falar sobre esse livro mas até então não o conhecia bem.
    Eu gostei e ao mesmo tempo não gostei do livro. Achei alguns fatos interessantes, tipo o fato de a autora usar palavrões no livro (o que é algo bem incomum) e cenas com muito violência e sexo. Mas tirando isso, não sei se o leria.
    Ótima resenha.
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o que posso te falar é o seguinte: leia. Se há mais de um ponto positivo pra você, dê uma chance... Caso não consiga prosseguir a leitura, pelo menos você tentou, não é?
      Obrigada :D
      Beijos *-*

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Sou suspeita para falar sobre esse livro pois eu amei Dissolução e super admiro a Claudia.
    É realmente um livro maravilhoso e fico feliz de ver outras pessoas gostando dele!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Angélica :D
      A Claudia é uma fofa, não? hehuehue
      Beijos *-*

      Excluir
  8. Oi Aline
    Não conhecia o livro ou a editora, mas gostei bastante do que vc expos. Não é um livro que me interessaria no momento, não posso dizer que o compraria, mas se surgisse a oportunidade de ler, com certeza o faria.

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mayara :D
      Que bom que gostou :) Isso mesmo, se a oportunidade bater na sua porta, abra e acolha heuheu
      Beijos :D

      Excluir
  9. Oi, conheci esta trilogia no blog da Angélica, e fiquei bem interessada neles. Como eu não tenho problema em ler nacionais, com certeza lerei este. Legal você explicar para os desavisados sobre os nomes mais americanizados.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rose :D
      Leia sim, e depois me conta o que achou ;)
      Beijos *-*

      Excluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal