21 de março de 2015

Resenha do Livro: Mathilda Savitch

Título: Mathilda Savitch

Autor: Victor Lodato

Editora: Intrínseca

Ano: 2012

Especificações: 312 páginas

  É provável que você já tenha visto este livro por um preço bem baixo no Submarino. Também é possível que você tenha pensado que, por ser tão baratinho, não deveria ser grande coisa. Com minhas baixas expectativas pela edição, tive uma grata surpresa com o custo benefício e ainda mais com a história do livro em si. Eu diria que Mathilda Savitch é um Young Adult bastante profundo, reflexivo e que me causou muito mais impacto do que os aclamados livros de John Green.

  Mathilda parece ser uma pré-adolescente repleta de hormônios e com uma compreensão interessante do mundo. Por vezes, ela aparenta ser bem depressiva, e não é pra menos. Sua relação familiar é complicada, pois há um ano houve uma grande perda na família: sua irmã Helene - admirada por todos, linda e inteligente - foi assassinada aos meros 16 anos. Pelas palavras de Mathilda, Helene era a filha perfeita e a preferida da mãe e, após sua morte, Mathilda se sente desprezada. É como se ela sentisse que a filha errada continua viva e isso a machuca inconscientemente. Já com o pai ela tem uma relação mais amigável, mas ainda não parece completá-la em tudo que deseja e necessita.
  Ao longo do livro, conhecemos mais sobre Helene e sua morte. Somos pegos de surpresa com certas revelações, nos decepcionamos, somos impactados. Logo também se aprende que Mathilda não é uma narradora confiável. Como ela está no centro do enredo, tudo é apresentado de acordo com seu ponto de vista duvidoso. É o caso de sua crueldade para com as pessoas e até com seu cachorro. Talvez pensando em se proteger do mundo, ela pretende se tornar horrível. Contudo, não sei se ela realmente teve êxito nisso. É aquele tipo de atitude de uma pessoa que acha legal ser psicopata, mas no fundo só está perdida e não sabe muito bem como agir. Chega a dar dó.


  A forma como Victor Lodato trouxe temas fortes para o livro é admirável. Ele trata sobre assuntos intensos como ataques terroristas, fé em Deus, amizade, descobertas sexuais, depressão e morte. Mas vale lembrar mais uma vez que quem discorre sobre isso é uma simples menina, assustada e confusa. É o caso de quando ela se questiona sobre a culpa dos terroristas, a tristeza de suas famílias e até a nossa própria culpa frente a isso. Ah, e tudo sob a forma de uma linguagem agradável e um tanto poética, dando graça ao livro. Mesmo assim, vale destacar que, por ter tanta coisa na cabeça e uma ânsia de expor tudo isso, a garota parece se perder durante a narração, passando a falar de assuntos desconexos e fugindo do foco inicial. Talvez isso incomode alguns leitores, mas por conta dessa “poesia”, somos levados para dentro da mente de Mathilda e essas divagações tornam-se suportáveis e até um efeito a mais.

  Quer saber mais um motivo para eu ter adorado o livro: ela até cita Sherlock Holmes.


  Retornando a falar sobre a edição, as páginas são amareladas, com espaçamentos e tamanho de letra agradáveis, cores interessantes, mas nada muito elaborado. Porém, a revisão deixou a desejar, pois percebi vários erros de ortografia. De qualquer forma, a compra valeu a pena e até me sinto triste por ter que me desfazer deste livro. Sim, mas é por uma boa causa. O Leitores Forever está completando um ano em Março e o blog está participando do Sorteio das Seis, que reune um grupo muito querido de blogueiras. Não deixe de participar da promoção e, quem sabe, ser premiado com Mathilda Savitch.

31 comentários:

  1. Que lindo, livros assim me fascinam, fiquei completamente envolvida pela sua resenha, e pelo fato do livro ser um ótimo investimento, estou com nada menos que 33 livros para ler, simplesmente foram se acumulando, mas fiquei tão absorta por suas palavras que terei que encontrar esse livro e ele irá cortar fila para ser lido antes dos outros rsrs.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que te incentivei. Pelo que vi, não está mais disponível no Submarino, mas quem sabe você ganha no sorteio do blog?

      Excluir
  2. Oi Cris.
    Adorei a sua resenha.
    Uma vez vi esse livro bem baratinho no submarino, li a resenha e me interessei, deixei para comprar mais a noite mas quando entrei de novo ja estava indisponível. =/
    Mas ainda quero ler, e a sua resenha me deu mais animo ainda. Parece ser uma história profunda e interessante.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já aconteceu comigo e fiquei super irritada, pois foi com um livro que esperei o ano todo pra comprar. Enfim, um dia compre o livro!

      Excluir
  3. Não conhecia o autor nem a obra! Mas adorei ficar conhecendo e ainda por cima saber "custo benefício" ;) Realmente me empolguei em adquiri o exemplar :D
    (e folhar amareladas <3 amo folhas amareladas!) kkkk..

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Folhas amareladas <3 Só faltava uma capa dura para ficar perfeito :)

      Excluir
  4. Oi Cris, tudo bem? É ótimo quando a gente se surpreende assim com um livro. Uma vez aconteceu o mesmo comigo, comprei um livro super baratinho na bienal e não estava dando nada por ele, nem li a resenha, mas quando li me vi completamente apaixonada pela história.

    Achei bem interessante os temas que o autor aborda na história e achei legal o que você disse que nem sempre podemos confiar na Matilda. Parece ser uma história bastante profunda. Quando tiver uma promoção desse livro vou pensar com carinho e comprar.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de comprar, é o dinheiro de uma latinha de refri investido em uma leitura super legal.

      Excluir
  5. Você acredita que nunca reparei nesse livro de promoção? Mas obrigada pela resenha, agora já sei que ele tem uma ideia muito boa. E até que a capa tem seu charme.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhada e bota no carrinho de impulso que vale a pena ehhe

      Excluir
  6. Oi Cris!
    Eu adoro livros desse gênero. Com toques de poesia tudo fica mais belo, e mentes confusas e perturbadas me atraem de uma forma que não sei explicar. Seria uma inclinação para a psicologia? hehehe
    Eu realmente não acreditei que esse livro fosse da Intrínseca, pois eles quase sempre capricham muito em capa, edição, revisão e tudo mais. O que houve? Será que em 2012 eles relaxavam um pouco?
    Não que eu não tenha gostado da capa, eu amei a foto da menina ruiva. Ela é impactante. Mas as fontes dos nomes e etc... Ah gente, nem parece ser coisa deles uahuaua
    Mas eu aproveitei mesmo é pra ver sobre a história. Pra mim tanto faz capas, o que interessa mesmo é o conteúdo. Porém, aqueles livros de capa linda dão uma vontade louca de ler, né?
    Enfim, vou parar de me enrolar, nunca consigo concluir uma ideia direito. Vou entrar naquele sorteio, quem sabe eu ganho a chance de conhecer a Mathilda?
    E devo dizer que estou mega orgulhosa de você! Está entrando no mundo da fantasia com o pé direito <3 espero que goste muito de toda a saga do Kvothe, e ainda mais das Crônicas de Gelo e Fogo. Eu ganhei O Cavaleiro dos Sete Reinos este mês, e assim que acabar a pilha de livros de parceria/escola vou voar nele. Mal posso esperar!
    Beijos, Amanda!
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Vou torcer pra você ganhar o sorteio hehe
      Eu acho que a edição ficou mais simples mesmo porque o autor não é tão famoso, nem nada, Talvez eles não apostassem tanto no livro, mas eu não me importo tanto porque assim consegui comprar baratinho hehe
      ^^ Eu que fico feliz por te deixar orgulhosa. Tenho certeza de que vou adorar tudo sobre o Kvothe e já estou louca pra que haja uma série e eu possa ouvir as músicas que ele toca :)

      Excluir
  7. vc realmente sabe envolver o leitor com o livro através da sua resenha :) parabéns


    http://armazemdochef.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não tenho esse preconceito, se o livro é barato ou não, já li livros maravilhosos e bem baratinhos. Achei legal a proposta do livro, o envolvimento com temas fortes. Não conhecia, pelo post do seu blog já tenho mais um livro pra lista ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chego a ter preconceito, até tenho mais carinho pelos meus livros baratos e bons que me fizeram economizar. Eu só não esperava gostar tanto, pois o livro não é tão conhecido e aclamado :)
      Obrigada!

      Excluir
  9. Oie
    Nossa, nao conhecia esse livro MESMO, mas adorei!
    Fico muito triste quando a edição do livro está ruim e contem inumeros erros de portugues, ou danos na impressão.
    Achei a capa simples, porém bem legal e curiosa!
    Super beijo
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está tão ruim assim, só não está elaborada. O custo benefício vale!

      Excluir
  10. Oláá
    Que interessante o livro, nunca havia ouvido falar e ele é consideravelmente antigo, faz uns anos que foi lançado, mas adorei a premissa, parece muito curiosa, gostei da resenha e estou bem curiosa.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que te despertei o interesse para esse lviro :)

      Excluir
  11. Eu já li muitas coisas positivas sobre esse livro, e confesso que ele já está na minha lista de leitura há algum tempo. Eu gostei muito da proposta de enredo do livro, é com certeza algo que eu colocaria na minha estante, uma pena eu nunca encontrar o livro disponível para compra na livraria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ultimamente acho que os exemplares esgotaram até na Submarino. Acho que na Saraiva ainda tem.

      Excluir
  12. Oi Cris!
    Sempre vi esse livro no Submarino com um preço bem barato, mas nunca vi nenhuma resenha dele.
    Acho que esse livro é que parecido com o livro "Ratos", que sempre está barato no Submarino, nunca dei interesse, mas quando comprei me surpreendi :D
    Gostei bastante da sua resenha!
    Vou colocar o livro na minha lista!

    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já vi esse Ratos e fiquei com vontade de ler. Que bom que você gostou dele, assim me incentivo a lê-lo também.

      Excluir
  13. Oi, Cris! :) Achei ÓTIMO que você postou a resenha, porque, você sabe que estive louca para lê-lo desde que a gente conversou sobre ele naquele dia! E o enredo e a personagem me lembraram DEMAIS Cartas de Amor aos Mortos! Eu já baixei Mathilda Savitch pelo Issuu, mas, como estou lendo muitos livros de parcerias, ainda não consegui começá-lo! Assim que o fizer, a gente conversa! ;)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Me interessei ainda mais por Cartas de Amor aos Mortos agora. Só não sei quando vou conseguir lê-lo, pois agora também estou atolada com livros. Conversamos, sim!

      Excluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu realmente vi esse livro muitas vezes em promoções e nunca dei oportunidade para ele.
    Parece ser um YA com temáticas importantes. Fiquei bem curiosa para conhecer a Mathilda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber que você gostou :)

      Excluir
  15. Oi, Cris.
    Adorei a resenha e me interessei pelo livro, só fico preocupada que a personagem seja muito "reclamona" no meu conceito, acontece às vezes com as que divagam demais...
    Não sei se é o caso do livro, mas a história me pareceu interessante... trabalhar com esses temas mais pesados não é uma tarefa fácil...
    Bjos!
    Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii! Passei pra ver as novidades, porque eu sempre esquece de visitar os blogs que eu sigo rsrs gente eu preciso desse livro pra ontem... eu estou no meio da trilogia Mentes Sombrias e já estou caçando a próxima leitura kkk adorei a resenhaaa abraços #Guto

    ResponderExcluir
  17. Muito legal, amei a história. Estou super interessada na vida da Mathilda, em conhecer um pouco mais sobre a vida dessa menina.
    Bjs, Isabella

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal