3 de março de 2015

Resenha do Livro: Ninho de Fogo

                

  Ninho de Fogo é um livro de fantasia nacional, o que me permitiu unir o útil (necessidade de prestigiar mais autores brasileiros) ao agradável (adoro esse gênero). Além disso, por eu acompanhar o canal no YouTube da autora Camila Deus Dará, minha animação e expectativa pela leitura da obra estava enorme. Aliás, deem uma olhada no vídeo em que ela mesma fala sobre Ninho de Fogo.
  A história é contada em primeira pessoa por Melane, a protagonista. Ela parecia ser uma menina americana* comum, 16 anos, apreciadora de livros, cabelos ruivos, órfã que vivia com a avó, inimiga de escola de uma Tiffany*... Mas isso não renderia um livro, não é? Então as coisas precisam se movimentar. É aí que entram os dragões *-* 

*Eu realmente não gostei de a menina morar nos Estados Unidos. Creio que o livro poderia ter sido igualmente bem ambientado no Brasil, afinal, a maior parte da história nem se passa no mundo real. E que nome de vilã é esse? Enfim, o começo do livro me irritou bastante por esses detalhes.

  Melane descobre que seu melhor amigo David não é um mero humano, mas que pertence a uma raça de seres que podem se transformar em dragões – digamos que ele é meio homem/meio dragão. Ele sempre esteve ao seu lado para protegê-la, pois em seu mundo original ela é uma filha mestiça de um príncipe dragão com uma bruxa. Ué, mas por que ela precisa de proteção? Bem, esse mundo, chamado Ninho de Fogo, foi governado por muito tempo pelo bondoso rei Ariel, só que de uma hora para outra ele começou a ter atitudes estranhas e temer que seu filho o substituísse no trono. Então, quando soube que ele estava envolvido com uma bruxa, mandou matá-lo. Destino semelhante teve sua amada. O objetivo do rei agora seria acabar com sua última herdeira, a nossa protagonista Melane.
  Assim, nada mais sensato do que manter Melane afastada desse rei, não é? Mas a questão é que Ninho de Fogo está sofrendo muito com as crueldades e o feitiço imposto por Ariel, sendo que só Melane poderia acabar com toda aquela tristeza. Enfim, essa é a justificativa da história.
  Só que não poderia faltar romance em Ninho de Fogo. Temos então um triângulo amoroso formado por Melane, David e Jack. Bah, esqueci de introduzir Jack, que acabou sendo o personagem mais bem desenvolvido da trama (digamos que, em proporções obviamente menores, ele é tão foda quanto o Tyrion Lannister de ASOIAF). Quando Melane, David e companhia estão sendo perseguidos alucinadamente por dragões, um pequeno dragão negro os ajuda – este é Jack. Mas Jack é tão incrível porque ele ainda é uma criança – outro detalhe: nesse mundo, as pessoas podem escolher uma idade para pararem de envelhecer, então Jack tem umas centenas de anos, porém ainda parece uma criança , o que o permite ser livre, sarcástico, engraçado, irresponsável e extraordinário aos olhos do leitor.
  Como já falei, o inicio da obra me pareceu bem fraco e até a forma como a Camila escrevia me irritou. A escrita não me pareceu muito bem elaborada, não foi um elemento vivo dentro do livro, sabe? Digamos que eu me decepcionei bastante com as primeiras páginas. Contudo, quando o cenário passa a ser o mundo fantástico de Ninho de Fogo, seu domínio das letras e da trama cresceu exponencialmente. Por mais que dragões sejam clichês, Camila conseguiu criar uma história rica e criativa, trazendo figuras como sereias, goblins e espadas mágicas para encantar o leitor. Ela realmente foi feliz com a forma como conduziu o enredo.
Até então tenho vivido aventuras apenas pelas páginas dos livros que pego na biblioteca da escola, mas agora estou vivendo minha própria história, e isso é totalmente diferente do que nos livros.
  Outro aspecto a se destacar é a evolução da protagonista Melane. De início, ela me pareceu bobinha e menosprezável, apenas uma menina que vivia em livros e que nunca tinha beijado um garoto. Mas quando chega a Ninho de Fogo, ela passa a se encaixar em seu mundo e assumir a responsabilidade de liderar os rebeldes para a luta contra a desolação de Ariel. Entretanto, me desagradei com a crueldade que se desenvolveu nela, pois sem muito esforço Melane se tornou uma assassina. Será que ela não poderia ter sido mais gentil, compreensiva e até menos irritante e egoísta? Enfim, não sei se gostaria de ser amiga dessa garota.
...corto gargantas com a mesma facilidade em que corto legumes para um ensopado.
  Enfim, Ninho de Fogo conseguiu me conquistar, mesmo que nem por todos os seus aspectos, mas em grande parte. Creio que é uma obra que merece ser mais conhecida e admirada, e a indico preferencialmente àqueles que já acompanham outros leitores nacionais ou, até mesmo, para os amantes de histórias fantásticas que gostariam de valorizar trabalhos de conterrâneos. Dê uma chance a Ninho de Fogo!

  Ah, haverá uma continuação para a trama e isso me deixa bem feliz, pois o final deste livro deixa uma questão em aberto para próximas histórias. 

  Deixo aí as redes sociais da autora/livro:


#ahbemsério, por SHE

36 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Nossa, que vergonha, estou com o PDF que a Camila me enviou faz um tempinho e ainda não li, sua resenha me deixou mais animada!
    Admiro muito a Camila e espero que seja um sucesso esse lançamento!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo sue pdf. Confesso que também enrolei um pouco pra começar, mas gostei bastante de ter lido.

      Excluir
  2. Obrigada pela resenha, foi bom saber sua opinião! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por ter disponibilizado o livro ao blog.

      Excluir
  3. Achei muito interessante a premissa do livro em lidar com dragões, muito criativo pela parte da autora, algo que ainda não tinha visto. Amo literatura fantástica, acho que iria gostar do livro.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale com a autora e veja sobre a possibilidade de uma parceria!

      Excluir
  4. Oi Cris, tudo bem??? Também acompanho a Camila no canal e tenho muita vontade de ler esse livro. Aliás, estou com o e-book dele aqui, mas ainda não consegui ler. Culpa dessa lista interminável de leitura, hahha, mas um dia ainda lerei.
    Gostei da sua resenha, foi bom para conhecer um pouco mais do livro :)
    Também gostaria que os livros fossem mais passados no Brasil, mas a Camila já explicou porque ela fez isso e acho que é justificável :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também demorei bastante até chegar a ler o livro hehe. Pois é, agora a Camila me explicou o motivo de se passar no exterior, mas mesmo assim eu ainda tenho uma pequena birra com isso.

      Excluir
  5. Passando aqui pra pegar algumas dicas e ver o que ta rolando de novo no blog rsrsr. Eu reservo um unico dia na semana pra conferiri todos os blogs que eu sigo por isso não comento tanto, mas to tentando aparecer uma vez por semana rs. E minha lista só que aumentaaaa rs Abraços Guto

    lumenseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, e a primeira resenha que leio desse livro, confesso que fiquei curiosa mais também fiquei confusa, você mostrou pontos negativos e positivos do livro ( quero conhecer Jack ) Bom a personagem eu entendo e sempre bobinha no começo mais ela aceitou a realidade muito fácil e que papo e aquele de assassina...A resenha está ótima ao mesmo tempo que não quero ler, eu fico pensando que quero ler!! Confusa? Eu também, mas como gostei da resenha vou ler esse livro.

    Eu sou muito complicada :P
    Beijoss
    http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UEHEUEH é que eu acho que é importante falar do que eu não gostei tanto. Mas no final eu recomendo o livro, então dá pra ter uma ideia que, mesmo com pontos negativos, é uma leitura válida.

      Excluir
  7. Olá
    Poxa, que bom que gostou do livro, é realmente uma pena quando encontramos um ótimo nacional e ele acaba não tendo o reconhecimento merecido.
    Fiquei curiosa pela leitura, espero gostar bastante caso leia algum dia.
    Ótima resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Me sinto muito feliz por divulgar um livro nacional que adorei :)

      Excluir
  8. Olá =)

    Nunca ouvi falar sobre o livro e nem sobre a autora, mas achei a capa muito linda! Gostei da sua resenha, assim deu para conhecer mais sobre o livro. Fiquei curiosa para lê-lo!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui despertar teu interesse, Rob :)

      Excluir
  9. Oie, Cris, sua linda!
    Olha, eu até entenderia o motivo de a Camila ter americanizado os personagens se o nome dela também fosse estrangeiro, sabe? Tipo um pseudônimo com mais cara de EUA do que Brasil. Mas ok, né? A obra é dela...... E nossa, Tiffany não é um nome muito ameaçador.
    Não teve como não ler essa "habilidade" do David e não lembrar de Jake Long, Um Dragão Ocidental da Disney, a propósito. Ahhh que desenho maravilhoso s2 Eu gostei muito do Jack (especialmente se é foda com o Tyrion), mas sério, um triângulo amoroso? ): Enfim... A trama me pareceu ter uns espaços vazios e me deixou com dúvidas que espero que sejam respondidas no livro. Sim, pretendo ler. Pretendo não desanimar com a leitura e narrativa da Camila, pois com você disse, ela melhora muito depois do início. Quanto à Melane, não sei se vou gostar dela. Consegue ser os extremos dos personagens que odeio: bobinha e cruel em demasia. Não, obrigada. Fique longe de mim, sua louca.
    Como sempre amei sua resenha, Cris. E depois das provas vou começar Sherlock por culpa sua.
    Com muito carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EBA! Tu vais assistir Sherlock <3 <3 <3

      Enfim, acho que é um livro ao estilo "menininha", o que não é o meu estilo preferido, mas acho que dá pra relevar isso pra prestigiar a obra nacional. Sobre se passar nos States, a Camila explicou que é porque ela precisaria de neve em um dos próximos livros. Mas Tifanny me irritou um pouco por me lembrar aquelas vilãs de filme da Barbie, sabe? hehe

      Quando você disse que veria Sherlock, todo o resto do seu comentário foi ofuscado pelo brilho dessa notícia incrível hehe De qualquer forma, obrigada por dar uma passadinha aqui, Celly.

      Excluir
  10. Também adoro o gênero e não conhecia o livro.
    homem/meio dragão é um atrativo maravilhoso ao livro, no entanto, gostaria que a história fosse no Brasil, ao que entendi, é nos EUA. Esse é um livro que tenho certeza que compraria para tirar minhas próprias conclusões... Até pq me amarro num triangulo amoroso. Gostei de sua resenha.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, como a maior parte do livro nem se passa no "mundo real", acho que dá pra descontar esse fato de o ínicio ser nos EUA. Fale com a autora sobre a possibilidade de uma parceria!

      Excluir
  11. Oi Cris, não conhecia este livro, ou a autora. Penso em fazer a mesma coisa que você, unir o útil ao agradável. Valeu pela dica.
    Bjs, Rose - Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma conversada com a autora e vê sobre a oportunidade de uma parceria então :)

      Excluir
  12. Ah meu deus! Nunca tinha visto um livro em que alguma pessoa poderia se transformar num dragão, claro que já tinha ouvido sobre lobisomens e tal, mas essa do dragão nunca! Só isso já dá um tom a mais na história e a deixa MUITO interessante, já estou curiosa para saber o que acontece haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal isso mesmo, né? Foi uma das coisas que mais gostei e, como não gosto de lobisomens mas simpatizo com dragões, ficou ainda mais legal.

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei apaixonada pela capa, ela é bem bonita *-* Confesso que não costumo ler livros de fantasia, mas esse tem uma premissa bem bacana, achei interessante o melhor amigo da Melane se transformar em dragão e essa coisa do rei ser meio doido. Quando soube sobre o triângulo amoroso eu torci o nariz um pouco, porque estou enjoada de livros com triângulos, sério, parece que sempre tem que ter um :/ Mas acredito que eu gostaria bastante do Jack, então o triângulo não seria tão ruim assim. Enfim,e u não sei se leria o livro, ele parece ser bom, mas como não é de um gênero que eu costumo ler não seria se daria uma chance, mais ainda por saber que as primeiras páginas são bem chatinhas.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho legal ler o livro para ajudar a autora. É provável que eu não o leria só pela história, mas por ser uma obra nacional, me incentivei a prestigiá-la. Essa coisa de triângulo é bem clichê mesmo, né? Mas fazer o que...
      Caso um dia tu estejas buscando novos gêneros, podes considerar esse aí.

      Excluir
  14. Oii. Tudo bem?
    Adorei sua resenha, gosto muito de livros de fantasia, a sinopse é muito instigante e a capa então nem se fala , perfeita. Gostei muito de saber que é um livro nacional e se eu tiver a oportunidade com certeza vou ler.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente falar com a autora, acho que ela disponibiliza o pdf para vocÊ.

      Excluir
  15. Meu Deus, que capa linda!! <3
    Já a estória me irritou um pouco só pela sua sinopse! hehehehe
    Estou tentando ler mais nacionais também, mas já estou com 2 de fantasia aqui para ler até o mês que vem, então esse aí vai acabar demorando um pouquinho, mas acho que lerei sim. Apesar de já estar farta de triângulo amoroso adolescente! Afe. Hehehehe
    Esse mês por causa do fim do meu doutorado fiquei com uma ressaca literária GIGANTE e não consigo gostar de nenhum livro que comecei a ler. Resolvi dar uns dias de folga, porque não queria estragar nenhuma leitura por culpa dessa "indisposição" com os livros. Espero que passe rápido!

    Saudade dos seus posts! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sami!
      A história pode ter te decepcionado porque ela parece mais voltada ao público adolescente, mas acho que dá pra ler e gostar sim, mas levando mais em conta o lado desse novo mundo Ninho de Fogo e dos dragões, que foi o que mais chamou minha atenção.
      Parabéns, Dra. Samara! Você fez doutorado em que? Quer dizer, qual sua formação?
      Às vezes também fico com uma baita ressaca que nada me dá vontade de ler, mas agora que parei de ver tanta série (terminei Doctor Who :D), estou dedicando mais meu tempo aos livros de novo.

      Excluir
    2. Onde eu escrevi sinopse no outro comentário, leia resenha! hahahahahaha

      Mas o problema é bem esse mesmo. Tenho fugido um pouco dos romances adolescentes atualmente. Tou meio de saco cheio. Mas como é uma fantasia e coisa e tal e ainda tem essa parte de dragão (que amo!) vou dar uma chance! Só vai ser daqui mais um tempo!
      Estou terminando o doutorado em Imunologia (sou bióloga de laboratório, hehehe) e espero que dê tudo certo!
      Acho que minha ressaca literária passou, já que ontem consegui ler bastante no meu tempo de folga! \o/
      Que bom que voltou aos livros!! Estou enrolando para ver o último episódio de Sherlock para não acabar! :'( :'( :'( (sou ridícula nesse ponto, vê só. hahahaha)

      Excluir
    3. Oi, Samy!
      Nossa, eu detesto biologia hehe Sempre foi a matéria que eu achei mais desnecessária, porque eu odiava decorar aqueles nomes de classificações e etc. Isso também era porque eu tinha pânico de órgãos, sangue, essas coisas, aí sempre fugi da medicina e biologia heuehe
      De qualquer forma, achomuito importante que existam pessoas que gostam disso, senão o que eu faria se ficasse doente? hehe
      Que bom que agora tu já estás lendo mais de novo. Hoje comecei O Nome do Vento e acho que essa leitura também vai me ajudar a me animar a ler. Ah, também terminei meu primeiro do George Martin, O Cavaleiro dos Sete Reinos <3
      Te entendo completamente nessa dó de acabar de ver a série. Domingo eu terminei Doctor Who e estou com o coração apertado e louca de saudade do Doctor.

      Excluir
  16. Oiee, tudo bem?

    Nossa, que capa linda <3 Confesso que não sou a maior das fãs de fantasia, mas a premissa do livro me chamou a atenção. Adoro quando os protagonistas vão se desenvolvendo e ganhando mais espaço ao longo da trama. O livro só está disponível em ebook?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que também tem a versão física, mas aí tu terias que falar com a autora pra comprar, eu acho.

      Excluir
  17. Oi onde consigo comprar ninho de fogo em livro físico(quero dar de presente) e em troca dessa informação eu te recomendo princesa veneno (crônica arcana), e minha primeira vez no seu blog e n sei se vc já leu mas eu amo essa história (só tem em pdf), no começo e pode ser um pouco chato (pq maioria das cenas ela é uma adolescente popular normal), mas seu mundo vira de cabeça pra baixo de vez quando o flash, bye
    Mande a resposta para esse face: https://www.facebook.com/lidia.sena.7967

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lidia. Mandei a resposta no seu Facebook :)

      Excluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal