4 de abril de 2015

Resenha do Livro: Stânix

Título: Stânix

Subtítulo: O Poder dos Elementos

Autor: Eder. A. S. Traskini

Editora: Novo Século

Ano: 2013

Especificações: 144 páginas

Obs.: Cedido pelo autor

  Stânix foi o primeiro livro físico que recebi através de uma parceria. Logo, é impossível não sentir uma empatia imensa por ele e pelo autor, que depositou sua confiança em mim. Ah, e no dia em que recebi o livro eu ainda tive muitas outras notícias incríveis relacionadas com a faculdade; assim, Stânix chegou para fechar com chave de ouro o meu dia :) Vamos à resenha, então!

  Este pequeno livro, com apenas 144 páginas, se destina a contar a história de Aaron. Ele é apenas um garoto que se considera bastante diferente dos outros moradores da aldeia de Mharol, pois ao invés de ser um bom agricultor ou lidar com o gado – atividades nas quais ele não tem a mínima aptidão , Aaron gosta é de manejar uma lâmina de espada ou adaga, sendo um exímio guerreiro por instinto próprio. Outro detalhe é que ele tem cabelo azul e orelhas pontudas (isso mesmo), mas opta por raspar a cabeleira para não destacar ainda mais sua excentricidade. Além disso, ele anda tendo uns sonhos sinistros em meio a uma guerra...
Autógrafo ;)
O livro é publicado pela editora Novo Século
  Na aldeia onde vive, Aaron só tem uma amiga de verdade, que é Sora. A jovem, no entanto, é filha de um importante membro do Conselho da aldeia e foi definido que ela seria oferecida em casamento ao filho do rei Pant, da cidade de Guil. É aí que começamos a ter uma noção mais ampla do local onde a história se passa. Trata-se de Stânix, um típico reino de livros de fantasia, repleto de montanhas, florestas, planícies e até um temível deserto. A questão é que esse Pant, rei de Guil, não se contentou em ser Senhor de uma das cidades mais poderosas do Reino e teve aquela também típica ideia de conquistar o mundo. Então é para demonstrar apoio a Guil que Mharol ofereceria essa garota, Sora, ao príncipe, pois teoricamente essa aliança seria boa para Mharol.
Mapa de Stânix
  Por tal razão, Aaron, Sora e Farep – o membro mais jovem do Conselho se dirigem para Guil com a missão de oferecer essa aliança à cidade. Ao longo dos capítulos acompanhamos sua jornada, que é marcada pela passagem por várias cidades, como Dael, Guil, Inagh, pela floresta de Buckham – local em que Aaron descobre um grande segredo sobre sua vida , pelo deserto Latsy; além de situações de traições, batalhas, morte, amizade... Enfim, é questão de ler para saber todo o enredo.  Ah, não pretendo abordar muito esse ponto para evitar spoilers, mas há a entrada de mais um integrante ao grupo dos três, pessoa esta que desperta um certo ciúme em Aaron – já dava para perceber que a relação entre ele e Sora é uma amizade com tendência  romântica, não é? Então está explicado esse ciúme.
 Já em relação à escrita do autor, Eder consegue abordar um tema grandioso – tecnicamente esse livro é uma Fantasia Épica – de uma forma mais tranquila, sem tantas relações e consequências malucas, como em geral se vê no gênero. A linguagem também é bem fácil e fluida, o que permite a leitura completa do livro em um só dia, além de não desanimar muito o leitor iniciante. Contudo, temos que destacar que em tão poucas páginas não é possível construir uma história épica, de fato. Ou seja, é possível adorar o livro desde que não se compare com obras como As Crônicas do Gelo e Fogo, por favor. São obras diferentes e com pretensões absurdamente distintas, então não é sensato criar expectativas elevadas a esse ponto.


  Mais uma vez pelo motivo de ser um livro curto, não há um aprofundamento muito grande na história dos personagens. Basicamente, apenas é relatado o que está acontecendo, sem muitas enrolações. Já no final, fiquei “meio sem saber o que pensar”, pois na verdade é estruturado um gancho para uma continuação do livro, já que várias pontas ficam soltas, como costuma-se dizer no meio literário. De qualquer forma, não é nada que decepcione muito, apenas nos deixa com um gostinho de quero mais.
  Quanto à edição, ela me surpreendeu bastante. A capa é bem interessante e a fonte do texto é grande e bem agradável – até meu pai pegou o livro e conseguiu ler sem óculos, o que é uma raridade; as páginas são amareladas e, como eu já disse milhares de vezes, é um livro fisicamente pequeno.
  Fica então a minha indicação de uma fantasia nacional agradável e interessante. Se você quiser saber mais sobre Stânix, deixo aqui o link das redes sociais do livro e uma loja onde ele pode ser adquirido. 




#ahbemserio, por SHE

8 comentários:

  1. Eii, Cris!
    Parabéns por ter recebido seu primeiro livro através de parceria! Eu nunca li nenhuma fantasia nacional, mas Stânix me parece um bom começo ;)

    Bjs, Juh.

    naosepreocupecomisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala com o autor sobre a possibilidade de uma parceria. Talvez você também consiga algo :)

      Excluir
  2. Já li esse livro a bastante tempo, e gostei muito da história e principalmente dos personagens. Fiquei muito triste por ele ser muito breve e curto e espero até hoje a sequência. haha
    Parabéns pela parceria com o autor, espero que seja a primeira de muitas!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também estou esperando saber a continuação da história :) Vamos ver se o Eder publica algum dia.

      Excluir
  3. Gostei da dica Cris! A capa me lembrou O Espadachim de Carvão do Affonso Solano! Achei bem linda! E a diagramação está legal também. Pela página que você colocou, eu gostei da escrita do autor, acho que vou me identificar! ;)
    Ótima resenha, como sempre! :*

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Samy! Fico feliz por estar conseguindo ler mais nacionais e apoiar nossos escritores ;)

      Excluir
  4. A diagramação está linda e essa capa é um amor :)
    Espero ter a oportunidade de conhecer a obra!
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver você consegue uma parceria com o autor :)

      Excluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal