17 de dezembro de 2015

Resenha do Livro: Mitos Clássicos


  Olá leitores, tudo bem com vocês?
  Meu nome é Mikaelly, e sou a nova colaboradora do blog. No meu primeiro post, irei resenhar para vocês o livro Mitos Clássicos, que recebemos em parceria com o Grupo Editorial Record, escrito por "uma das mais respeitadas classicistas britânicas", a autora Jenny March.




Sinopse: Os mitos da Grécia e Roma antigas estão entre as mais dramáticas e apaixonantes histórias de amor, guerra, heroísmo e traição criadas pelo homem. Seus personagens inspiram as artes e ajudam o homem a compreender a si mesmo: Ícaro voa perto demais do sol, Prometeu rouba o fogo dos deuses, Édipo vive sua tragédia incestuosa.
Agora os apaixonados pela mitologia antiga têm em mãos um guia essencial. A famosa classicista Jenny March apresenta uma deliciosa compilação dessas histórias e conduz o leitor às origens, transformações e interpretações dos mitos que moldaram o mundo. Mitos clássicos é o guia fundamental para o estudo desses mitos e lendas inesquecíveis.

  Bom, primeiramente uma coisa que eu gostei bastante foram os mapas do mundo Grego, do mundo Mediterrâneo e também os das Constelações, uma vez que no decorrer do livro os mitos vão se desenrolando em vários locais diferentes, e assim o leitor pode acompanhar a viagem dos personagens por meio desses mapas. Outra coisa que eu curti foi a riqueza de detalhes que a autora oferece ao leitor; porém, isso trouxe uma consequência: um livro de 560 páginas, incluindo sumário, introdução, agradecimentos, bibliografia e índice. Isso fez com que o mesmo se tornasse um pouco cansativo às vezes. Acredito que ele teria ficado bem melhor se fosse dividido em partes menores, ou pelo menos se apresentasse imagens ao longo dos capítulos, já que isso faria com que a leitura se tornasse mais interessante, descontraída e provesse um melhor entendimento ao leitor.
 
  Outra coisa que me incomodou durante a leitura foi que o sumário só mostra o nome dos capítulos principais, e que quando eu queria pesquisar um subcapítulo, tinha que ficar folheando as páginas para achá-lo. Para vocês entenderem melhor, darei um exemplo. O livro traz ao todo 17 capítulos, sendo que o primeiro deles é A Criação. Ele é subdividido em partes menores (assim como todos os outros), como por exemplo A Terra e o Céu. No sumário, não havia o nome/paginação dessas partes menores, e como esse livro é um guia, acredito que a edição deveria trazer tanto os capítulos quanto os subcapítulos, para facilitar o leitor a procurar o assunto de seu interesse, como uma história específica.


Sumário, contendo somente os capítulos principais.


Um subcapítulo (A Terra e o Céu) do primeiro capítulo (A Criação).

  Mais uma coisa que eu achei muito interessante foi o índice situado no final do livro. Isso fornece ao leitor a escolha de ler sobre um mito ou um personagem mitológico específico, quando, por exemplo, o mesmo está fazendo uma pesquisa relacionada a um tema pré-determinado. 

  A linguagem pode ser considerada fácil, mas como a obra apresenta algumas palavras que não são muito utilizadas diariamente, como por exemplo tirso e enganjado, pode tornar a leitura um pouco mais "difícil". Por outro lado, se o leitor que encontra essas palavras tiver a disposição de procurar seus respectivos significados, estará aumentando seu vocabulário, e isso é um enorme ponto positivo.
  Um último aspecto que achei bastante importante ressaltar foi em relação aos trechos que a autora traz de poetas, historiadores e outros especialistas acho que podem ser chamados assim no assunto. Todos eles estão em inglês no meio da narrativa, e suas respectivas traduções em notas de rodapé. Acredito que teria sido melhor se isso fosse invertido, porque é muito ruim ter que ficar lendo aquelas letrinhas pequenas no final da página (isso para quem sabe pouco ou nada da língua, como eu), principalmente quando os trechos são grandes.  


Trecho em inglês no meio da narrativa.


Tradução do trecho acima em uma nota de rodapé, com as letras pequenininhas.

  Em suma, recomendo esse livro para pessoas que gostam ou se interessam pela mitologia Greco-Romana, e que tenham paciência para ler um livro grande com algumas palavras difíceis. Ressaltando que quem ler irá mergulhar num mundo de mitos muito interessantes e ganhará conhecimento sobre os mesmos, que serão aproveitados pelo resto da vida, tanto culturalmente quanto academicamente.


  Confira mais informações do livro no site da editora. Beijos e até a próxima, pessoal :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal