18 de janeiro de 2016

Resenha do Livro: Dr Jekyll and Mr Hyde

  Olá leitores, tudo bem com vocês?

  Aqui estou para fazer a primeira resenha de livro do ano eeeeeeeeeehhhhhhhh E hoje, resenharei para vocês Dr Jekyll and Mr Hyde, que como vocês podem ver, é em inglês xD O livro foi escrito por Robert Louis Stevenson, publicado em 1885 e é considerado um clássico, sendo que a edição brasileira ficou com o título de O Médico e o Monstro

  Na verdade, eu nem tinha me tocado que ambos eram a mesma coisa, porque se você traduzir literalmente o título original não tem nada a ver com o brasileiro, mas tudo bem. Me lembro de ter lido uma parte da obra num livro didático de Língua Portuguesa na escola, há alguns anos, mas não me lembrava do que tinha lido, e como não sabia muito bem do que o livro tratava, realmente pensei que desconhecia totalmente seu enredo.

  Então, vamos para a resenha. Colocarei a sinopse tanto em inglês quanto em português (lembrando que EU vou traduzir, então não garanto 100% de precisão) :D


Sinopse: You are walking through the streets of London. It is getting dark and you want to get home quickly. You enter a narrow side-street. Everything is quiet, but as you pass the door of a large, windowless building, you hear a key turning in the lock. A man comes out and looks at you. You have never seen him before, but you realize immediately that he hates you. You are shocked to discover, also, that you hate him. Who is this man that everybody hates? And why is he coming out of the laboratory of the very respectable Dr Jekyll?

Tradução: Você está caminhando pelas ruas de Londres. Está ficando escuro e você quer chegar em casa rapidamente. Você entra em uma estreita rua secundária/lateral. Tudo está quieto, mas assim que você passa a porta de um largo prédio sem janelas, você ouve uma chave girando na fechadura. Um homem sai e olha para você. You nunca viu ele antes, mas você percebe imediatamente que ele te odeia. Você está chocado por descobrir, também, que você odeia ele. Quem é esse homem que todo mundo odeia? E por que ele está saindo do laboratório do muito respeitado Dr. Jekyll?

  Para deixar a resenha mais completa para vocês, vou colocar a capa e a sinopse de uma edição brasileira do livro.

As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?

Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.

O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A Ilha do Tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O Médico e o Monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O Raptado, As Aventuras de David Balfour, O Morgado de Ballantrae, entre outros.


  Como já disse anteriormente, li esse clássico em inglês, em uns dois dias (sim, demorei porque tive que parar a leitura devido ao Ano Novo), e ganhei ele da diva da minha prima. Na verdade, ela comprou e leu ele para fazer um teste no curso de inglês dela, então vocês já devem imaginar que a edição é própria para estudantes da língua. Essa é da Oxford Bookworms,  e segundo apontado na capa final, é de nível 4.


  Algo que me incomodou muito foi que, para mim, a solução, a explicação para tudo o que estava acontecendo ficou meio superficial. Eu entendi o que estava acontecendo, o porquê de tudo aquilo, mas não o como, e por isso fiquei com algumas dúvidas que não foram sanadas nem no final da história. Talvez essa explicação tenha ficado leviana porque, como essa edição é para estudantes, e tem um nível pré-determinado, ficou algo mais resumido e/ou eles tenham cortado algumas partes, que possivelmente tirariam minhas dúvidas e me dariam a sensação de satisfação, ou talvez não, não sei.
  Em relação aos personagens, bem... não me apeguei a nenhum, mas tive fortes sentimentos nem tão bons em determinados momentos pelo Mr Hyde.
  Uma coisa que acho legal destacar aqui é que gostei da explicação, realmente gostei, mesmo não tendo entendido como tudo aquilo poderia acontecer e etc.
  O livro tem 87 páginas, sem orelhas e com as folhas amareladas. A fonte e tamanho das letras são de boa. Um ponto positivo que pode ser mencionado aqui é as ilustrações, que são muito lindas e que ajudaram a deixar a leitura um pouco mais agradável.


  Em relação à dificuldade de leitura, mesmo sendo um livro em inglês, consegui ler fluidamente, parando algumas vezes em palavras desconhecidas para consultá-las no glossário (outra ponto positivo: como é um livro para estudantes, temos uma lista no final do livro com algumas palavras e seus significados descritos em inglês mesmo), e quando determinada palavra não estava no mesmo, procurava pesquisar na internet se bem que onde estava não tinha Wi-fi e meu 3G estava horrível.
  Uma última coisa que achei interessante foi as atividades no final do livro, que são separadas em:

*Before Reading (Antes de Ler)
*While Reading (Enquanto Lê)
*After Reading (Depois de Ler)


  Elas são essenciais para quem precisa ler para um curso, por exemplo, mas divertidas para quem está lendo por que quer, como eu.
  Resumindo, recomendo esse livro para quem tem interesse em lê-lo, e se você quer ler ele em inglês, acho essa edição muito boa, mesmo tendo achado um tanto superficial em determinado caso que já citei acima. A leitura flui, não tem tantas palavras difíceis, as ilustrações ajudam na fluidez, mas lembre-se de que a edição é nível 4, então se você estiver num nível abaixo, talvez tenha um pouco mais de dificuldade. Para mais dicas de como ler um livro em inglês, ou em qualquer outra língua, veja esse post especial que fiz.
  Bom, por hoje é isso leitores *-*
  Até a próxima :D

2 comentários:

  1. Minha irmã leu esse livro para um trabalho de escola, e eu na época tinha ficado interessada em lê-lo, mas acabei esquecendo. Já vi vários textos de psicologia falando sobre ele.

    Beijos
    http://lovelyplacee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, a única coisa que posso falar é que, se você ainda tiver interesse, leia, e se fizer resenha me avisa, okay? heuheuhe
      Beijos :D

      Excluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal