27 de setembro de 2016

Resenha do Livro: O Romance Inacabado de Sofia Stern

  Olá leitores, tudo bem com vocês?
 
  Finalmente estou de volta aqui no blog eeeehhhhhh Desculpem-me por ter demorado pra voltar com os posts, mas acontece que não está fácil haha Agora, deixando o resto de lado, trago pra vocês resenha de mais um livro I-N-C-R-Í-V-E-L que solicitei do divo do GER é claro :P, chamado O Romance Inacabado de Sofia Stern, de Ronaldo Wrobel.



Sinopse: Autor de Traduzindo Hannah, livro finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010, Ronaldo Wrobel constrói um thriller instigante neste novo romance. Na trama, o protagonista Ronaldo vive com a avó, Sofia Stern, em Copacabana. Ela é uma refugiada da guerra: nasceu na Alemanha em 1919 e veio para o Brasil às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Quando Ronaldo encontra um diário da avó perdido no apartamento, percebe que as histórias de sua juventude revelam paixões, traições e conflitos. Ele decide trazer os fatos à tona e embarca numa viagem para preencher as lacunas do relato.

  Bem, como diz a sinopse, Ronaldo (nosso protagonista) mora com a avó. Quando ele recebe um telefonema de uma juíza alemã sobre um processo que pode torná-lo multimilionário, terá que reconstituir o passado dela através de um diário que conta sua juventude e conturbada amizade com uma menina chamada Klara, tudo isso ligado à esse processo. Ressaltando que Sofia descendia de judeus e católicos, o que a fazia ser malquista pelo regime nazista. O passado e segredos vão sendo revelados com esse diário, principalmente, e é montado um panorama ainda maior com paixões, traições e tudo mais que um romance instigante como este dispõe.

  Primeiro, gostaria de falar como foi interessante ver palavras em outras línguas durante a narrativa, em inglês e também alemão, e claro, com a tradução nos rodapés.

  Foi interessante também como cada capítulo alterna entre passado e presente e como é criado um quebra-cabeça onde tudo se encaixa no final. Cada detalhe na trama é essencial para o desfecho surpreendente que me tirou o fôlego e que aguarda ansiosamente cada leitor haha.

 

  Mesmo sendo uma história fictícia, tem como pano de fundo uma época com personagens e acontecimentos históricos reais, como a situação da humanidade durante uma época tão infeliz quanto a Segunda Guerra Mundial e pessoas como Hitler.

  Em alguns momentos também temos trechos de músicas em inglês, só que sem tradução. Pra mim que já estudei a língua foi de boa, mas talvez quem não tenha tanto conhecimento se incomode um pouco.

  O que é ótimo neste livro é como, em nem tantas páginas, o autor conseguiu criar uma história original e intrigante unindo a isso um grande leque de conhecimento histórico e de mundo.

  A linguagem é clara, o que facilita na fluidez na leitura. O máximo que o leitor pode encontrar como obstáculo são algumas raras partes em que há, por exemplo, um diálogo em inglês, mas não se preocupem que as notas de rodapé estão lá pra facilitar a vida hahaha

  A única coisa que posso considerar como negativa é que, mesmo a reviravolta no final sendo simplesmente SURPREENDENTE, totalmente inimaginável pra mim e possivelmente para vários leitores, os acontecimentos anteriores que culminaram nesse desfecho não ficaram tão claros para dar continuidade ao que ocorreu. Talvez isso tenha sido só comigo, não sei.

  Em relação à edição, a capa é meio misteriosa e instiga o leitor a ler a sinopse. Confesso que a última não chama tanto atenção se comparado ao nível elevado da trama, mas as palavras de Montes na orelha do livro já deixa meio caminho andado. O livro tem 255 páginas divididas em 23 capítulos, as folhas são amarelas e a fonte está ótima. 

Alternância entre passo e presente.
  Em suma, O Romance Inacabado de Sofia Stern é um livro com uma trama misteriosa que mistura o fictício com o real, com uma linguagem clara mas bem construída e reviravoltas cada vez maiores que culminam num final simplesmente fantástico, o que põe em dúvida o quanto você conhece alguma pessoa. Simplesmente wonderful <3

  E aí leitores, alguém já leu ou ouviu falar desse livro? Gostam de ficções que se passam em momentos históricos?

  Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, sugestão e/ou crítica, responderei a todos nos comentários. Beijos *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal